Até onde o passado influencia no futuro?



Amigos, todos que são mais ligados no futebol europeu, principalmente a Barclays Premier League, sabem a atual situação vivida pelo único gigante de Manchester, o United. O clube não superou bem a troca de técnicos no meio do ano, e vem jogando de maneira pífia, fazendo vexame na liga e sendo eliminado pelo fraquíssimo Sunderland na copa, após perder quatro pênaltis. Nem o mais otimista torcedor de Chelsea, City ou Liverpool poderia imaginar um ano tão ruim para o United, que virou piada na imprensa e na internet, tendo o atual técnico, David Moyes como protagonista da zuera.
Muita gente na Inglaterra já começa a pedir a cabeça de Moyes, alegando que ele não teria “nível” para assumir um clube desse porte, outros ainda pedem a volta de Ferguson, pois só ele “daria jeito” nessa situação. Mas vamos fazer uma rápida retrospectiva das últimas 3 décadas. Ferguson, escocês e vindo de um clube menor, assim como Moyes, assumiu o clube em 1986, só que com algumas diferenças. O United na época era um time mediano que passava por um mal momento, estava na zona de rebaixamento, tinha um plantel horrível, e não tinha dinheiro pra poder reforçar o elenco. Sir Ferguson chegou, teve que tirar leite de pedra pra fazer esse time render e se salvar do rebaixamento. Os 3 anos seguintes seriam semelhantes: time fraco, campanhas medianas e com algumas contratações pontuais. Até que em 89/90, o Manchester tem um sequência de 6 derrotas seguidas, incluindo um 5 a 1 pro City, que por muito pouco não resultou na demissão do Sir. A diretoria na época bancou ele no comando, e fez a decisão certa: na mesmo temporada o time se recuperou, ganhou a copa da liga, e iniciou o período áureo de mais de 20 anos, com 13 Premier Leagues, 5 F.A. Cup, 4 Copa da Liga, Duas Champions League e outros diversos títulos sob a tutela do mestre Ferguson em 1500 jogos (895v, 338e, 267d).



O mestre e o escolhido pelo mestre

Se engana quem acha que a história de Alex Ferguson não interfere no futuro de David Moyes. Moyes foi escolhido a dedo pelo homem mais importante da história do clube, e tem a confiança da diretoria do clube. Apesar da pressão externa, Moyes não deve sair tao cedo, pois a culpa não é apenas dele, seu elenco não coopera, e por se tratar de Manchester United, o clube que ficou 27 anos com o mesmo técnico, mesmo não ganhando titulos nos primeiros anos. Porém, essa confiança em Moyes tem que ser motivador para ele e para o time, e não um “acomodador”, é necessário mudar, inventar, pois apenas dois jogadores nesse caro plantel se salvam nessa metade inicial da temporada: Rooney, e Januzaj. O primeiro é ídolo, melhor jogador da Inglaterra, e apesar de a cada semana alguém especular que ele irá sair para um novo clube, acho muito improvável isso acontecer. Já o segundo é um garoto de 18 anos, da base, muitos o amam, muitos o odeiam, mas que o garoto é bom não tem como negar. Ser titular, num clube desse porte, nesse tenso momento, com tão pouca idade é para poucos e talvez ele seja o único alento para o torcedor, que pode ver nele um futuro camisa 7. E é necessário agradecer a Ferguson, pois Januzaj é fruto de seu faro pra craques, que o viu em 2011 com apenas 16 anos e não teve dúvidas em contrata-lo. 

Como simpatizante do United (leia simpatizante, não torcedor) não estou feliz. Confio no Moyes e em boa parte de esse elenco, que já provou seu valor, mas é necessário melhorar. Muita gente cara nesse time precisa mostrar mais serviço, RvP, Fellaini e praticamente a defesa titular inteira tem que voltar a jogar como jogaram na temp. 12/13 e jogadores como Young, Nani, Smalling entre outros não merecem estar nesse time e ter que ir embora. Reforços precisam chegar o quanto antes, começando por Mata, que é uma EXCELENTE contratação, mas é preciso mais, pelo menos mais um jogador do mesmo nível, para que o United comece a lutar para ser o United novamente. 

Resumindo: Rivais, aproveitem, o gigante está caído, mas não morto, e quando ele se levantar, todos nós sabemos o resultado:
A única dúvida que fica é: quando veremos isso novamente?
Compartilhar: Plus