A Copa está chegando


Estamos a poucos meses do campeonato mais importante do mundo do futebol, e pela segunda vez na história, ele será aqui, no nosso pais. A copa do mundo é um torneio mítico, diferente de todos os outros do mundo, a copa do mundo é o sonho de todos os jogadores, ou melhor, é o sonho de todos os países que a disputam. Mas além de jogadores, técnicos e outros fatores de dentro do campo existe um fator MUITO importante extra- campo que pode decidir jogos: a torcida.

A torcida e o fator casa em uma copa do mundo são tão importantes que já tivemos seis países campeões jogando sob seus domínios. Porém, falar de fator casa em copa do mundo nos traz péssimas memorias, pois por mais que já façam 64 anos, é impossível esquecer a fatídica final de 1950, o conhecido “Maracanazo”.

Mas deixamos o passado para traz, e vamos nos focar em 2013/14. A seleção brasileira começou 2013 debaixo de muitas dúvidas, quanto ao Neymar, Julio Cesar, os garotos e Felipão, a seleção em si era uma grande dúvida. Mas a situação atual é bem diferente, vencemos a Copa das Confederações, com a torcida apoiando como nunca, fazendo de cada estádio um caldeirão, resumindo, em pouco mais de um ano a seleção brasileira passou de “o Brasil não é mais o mesmo” para “rumo ao hexa”. Mas o sonhado hexa, é possível?

O monstro. O gênio. O pai da família Scolari. 
Obvio! Brasil faz parte de um seleto rol de seleções que tem grandes chances de título (ao lado de Espanha e Alemanha), e essas chances de título passam muito por três homens: Thiago Silva, Neymar e principalmente, Luiz Felipe Scolari. O primeiro comanda uma das melhores defesas do mundo, é simplesmente o melhor zagueiro do planeta bola, dono de uma frieza absurda e uma habilidade para desarmar descomunal, simplesmente, um monstro! Já Neymar era um garoto, mas chega na copa como um homem com uma experiência muito boa no Barça, com um futebol mais direto, com menos momentos “cai-cai” mas com a habitual técnica, genialidade e o inigualável jeito brasileiro de jogar bola. Neymar ainda é uma promessa pela Europa, mas que pode sair da Copa como um verdadeiro craque mundial.

Mas sem dúvida alguma, o cara dessa seleção não entra em campo. Felipão chegou sem a confiança de todos, mas hoje o mundo já trata ele como um dos melhores, coisa que ele sempre foi. Felipão nunca foi nenhum gênio tático como por exemplo o Guardiola, porem isso sempre foi compensado com uma incrível habilidade para motivar, para fazer o jogador, por mais ruim que ele seja, acreditar que tudo é possível. Felipão nos deu uma Copa em 2002, e 12 anos depois ele monta uma nova família Scolari para uma nova copa. Será que a história irá se repetir?

O cetro que foi de Xavi em 2010, agora é de Iniesta.
Mas para essa história se repetir, é necessário passar por complicados adversários, como por exemplo a Espanha. A atual campeã encantou o mundo em 2010 com seu jogo envolvente, com um meio campo que praticamente não errava nunca e uma defesa muito segura. Porém, quatro anos depois, o mundo parece ter um antidoto para o tiki-taka, que já não envolve mais o adversário e se espoe a contra ataques. A defesa não é mais tão segura, a idade está chegando para muitos jogadores, mas o ataque é o maior problema. Torres não vem bem há anos, Villa após a grave lesão também não consegue jogar bem regularmente, Soldado vem mal pelos Spurs, e as únicas boas peças no setor são Negredo e seu excelente momento pelo City e o brasileiro Diego Costa, que vem muito bem, mas que para mim não tem “nível” para o 9 titular da Fúria. Mesmo com todos esses problemas, a seleção ainda mete medo, é líder do ranking da FIFA, e apesar de estar no grupo da morte, deve fazer uma belíssima copa, mas para o Bi vir em 2014, será necessário algo mais do que o apresentado mais recentemente.


Já a Alemanha vive uma situação oposta. Se em 2010 surpreendeu sem tantos medalhões, em 2014 chega com moral e muito mais experiente. Jogadores como Ozil, Reus, Muller e Gotze estão rodados, se tornaram craques e chegam com bagagem para a copa. Isso aliado a experiência de Schweinsteiger, Lahm e do
O interminável faro de gol de Klose, estará aguçado em 2014?
artilheiro Klose. O excelente momento do futebol alemão também é um fator muito importante para a Alemanha ser uma das favoritas para a copa. Mas nem tudo são flores, a Alemanha vem ganhando uma “fama” de na hora H, não render o que pode, e graças a isso foi eliminada na Euro 2012. A seleção é espetacular, praticamente sem pontos fracos, mas é necessário jogar seu máximo sempre se quiser o tetra. No papel tem time para isso, no campo 99% das vezes também, mas é necessário ser 100%.


Obviamente, a Copa do Mundo não se resume nessas seleções, temos gigantes como a Itália, Argentina e o Uruguai de olho nessa taça, algumas seleções não tão tradicionais, mas num bom momento, como a Bélgica, ou seleções medianas guiadas por um comandante de ouro, como Portugal. São 32 seleções brigando por uma taça. A taça que transforma jogadores, em lendas. E gênios, em derrotados. A pergunta é: Neymar guiará seus companheiros para se tornarem lendas, ou derrotados? 
A resposta dia 13 de julho de 2014, no Maracanã.

Thiago Silva repetirá o gesto de Cafu?
Compartilhar: Plus