Torcedores Brasileiros x Torcedores Europeus


Europa e América do Sul são quase que dois mundos diferentes. Economia, relevo,clima e até mesmo o futebol. Quando se trata de torcida principalmente é nítido a diferença da forma de torcer dos povos Europeus para os americanos mais precisamente do Brasil.

Neste texto quero descrever as características de cada torcida e mostrar os ponto positivos e negativos de cada uma delas.

Torcedores Brasileiros:

O Brasileiro mais do que ninguém conhece o futebol e muitos sabem que ele pode ser a passagem de uma vida dura em uma periferia a uma vida de luxo e mordomia. Sua forma de torcer é influenciada e muito por uma história vitoriosa do Brasil em competições relacionadas ao futebol e esse amor ao futebol veio vindo de geração a geração.

O torcedor Brasileiro pode muito bem ser descrito como um fanático,alguém que realmente ama o esporte e comete loucuras por seu clube de coração.

Diversos são os fatores causadores dessa paixão enlouquecedora, um deles é justamente o fato de todos os demais temerem o maior campeão da historia, e também o que mais revela grandes craques.
O futebol não apenas mudou a historia e auto estima de um povo, mas também fez parte de quase toda a trajetória do pais, que é conhecido em todos os cantos do mundo como o país do futebol. Por tudo isso cada grito é uma forma de expressar a gratidão para esse esporte fantástico que muda a vida de muitos brasileiros dia apos dia.

Mais essa paixão nem sempre é positiva, as vezes ela torna-se obsessão e gera.uma situação cruel , desesperadora e o motivo de muito sangue derramado.

Pontos positivos 

A torcida corinthians nao mediu esforços para ir ao Japão



Com certeza se você esta lendo este texto é por que no minimo admira o futebol e sabe o quanto uma torcida pode influenciar uma partida. Isso mais do que ninguém os Brasileiros sabem fazer, vejam a maravilha feita na final da copa das confederações um couro de 84 mil pessoas cantando o hino e dando uma demonstração assustadora de amor a seleção de seus país, esta cantoria foi tão grande que dias depois em jornais Espanhóis diziam que parecia que Hitler estava dando mais um grande discurso para os nacionais socialistas.

Os Brasileiros são torcedores diferente de qualquer outro, parecem que seus clubes e seleção entram com um jogador a mais no campo quando partidas estão sendo disputadas em seu domínio. E se a partida não é no Brasil, eles não medem esforços para gastar uma ''graninha''. Tanto com seu clube quanto com a seleção em uma copa do mundo por exemplo. A confirmação disso podemos ver na invasão de torcedores do Corinthians no Japão para o Mundial de clubes que seria disputado,isso foi a demonstração da grandeza da torcida Brasileira pois lá fora do Brasil eles não estão apenas representando um cor ou clube e sim todo um povo mesmo sabendo que muitos estarão torcendo contra,mas isso é só mais uma demonstração do amor do torcedor e a rivalidade que este proporciona ao mundo do futebol.

Pontos Negativos

Mais um dos tantos casos de violência nos estádios
Talvez a precária forma com que a educação é levada no Brasil seja o maior causa da ingenuidade e ignorância de torcedores Brasileiros, pois as vezes parece que são mais um bando de animais brigando por um domínio que nem eles sabem bem o que querem "dominar".


A desculpa de muitos atos são trazidas pelos torcedores que o amor ao clube faz com que lutem por ele mesmo que seja de forma física com agressões e demonstrações de força e não de uma forma justa com consciência, algo mais humano.

Vou ter que fazer um texto maior do que a bíblia para descrever os fatos horríveis que foram causados por torcedores Brasileiros, mas como também não quero deixar isso em branco podemos pegar como exemplo a morte do menino Kevin lá em Oruro na Bolívia, causada por torcedores do Corinthians e a briga generalizada no jogo entre torcedores do atlético Paranaense e Vasco na ultima rodada do campeonato nacional.

Essas são as mais importantes provas da degradação que os torcedores Brasileiros estão fazendo com o futebol,algo que tanto amam mais por atos sub-humanos dão demonstração de fanatismo e não amor.

Torcedores Europeus

Uma torcida diferente dos padrões europeus
Incentivo seria palavra correta para descrever o jeito Europeu de torcer,pois ao fim de cada jogada mesmo que ela não resulte em absolutamente nada ou então que aconteça um lance bizarro com o seu jogador, ela incentiva do mesmo jeito.

Respeitam muito as cores da equipe à qual torcem e demonstram também o respeito ao cidadão como humano, e não com um rival. O respeito com os jogadores também é algo incrível, e essa talvez seja a maior virtude deles respeitar o.ser humano, acima dos rótulos ou da camisa que veste. Algo que hoje é completamente adverso ao nosso jeito de torcer.

Pontos positivos

Uma festa linda e acima de tudo, organizada
Os seus incentivos provocam um nítido conforto dos jogadores e faz com que eles deem o melhor de si a cada minuto,principalmente jogadores de culturas diferentes onde o jeito de torcer é algo mais meritocrático onde só boas jogadas são aplaudidas , estes jogadores logo entendem que estão presenciando algo digno do esporte mais praticado no mundo com pessoas respeitosas e que só querer engrandecer o momento e desfrutarem de uma boa partida.

Talvez a cultura dos países Europeus seja o principal fator para essa cordialidade,pois esses sempre dão demonstrações de serem um povo equilibrado e culto que se preocupa melhorar tudo o que fazem.

Pontos Negativos

Os hooligans já não vão mais aos estadios ingleses
Felizmente as brigas generalizadas não são mais problemas na Europa,através de uma politica de eliminar as torcidas organizadas os europeus conseguiram fazer com que seus campeonatos sejam os com menos índices de brigas e por consequência também são os que mais públicos levam aos estadio. Mais é claro que isso não é um ponto negativo mas senti no dever de explicar por que lá não acontecem brigas.

Pois bem, os pontos negativos são bem mais claros que seus respeitos com os jogadores, é a monotonia na maioria das torcidas, com excessão de alguns como Borussia Dotmund e Galatasaray que lembra muito as torcidas daqui. Todos sabemos que a torcida não altera placar mais ela pode ser o fator para que isso aconteça,a cordialidade dos torcedores em momentos difíceis que o clube esta passando durante a partida dá um tom de dever cumprido aos jogadores mesmo com o resultado adverso e é algo que com certeza nunca aconteceria no Brasil, pois se em dado momento da partida o torcedor achar que os jogadores pisaram no frio ou estão fazendo corpo mole no jogo, vaias virão seguidos de gritos incessantes para acordar o time. Isso pode parecer besteira mais muda mentalmente os jogadores e a mentalidade em uma decisão ou em momentos difíceis pode ser mais importante que a técnica.

Mas talvez eles devem estar certos até nisso, pra que se enlouquecer e se estressar com algo que não mudará em nada o seu bem estar e sua forma de vida,essa é a grande diferença de um povo que realmente torce, para um povo que é fanático e vive futebol.
Compartilhar: Plus