Europeando 51%


É incrível a mania que nós brasileiros adquirimos de copiar tudo que vem de fora. Infelizmente sempre o que temos de bom. Não pensamos(especialmente os governantes) em "copiar" os entrangeiros bem sucedidos em higiene urbana, infra estrutura e organização, mas usam como molde para atividades as quais sempre fomos os melhores, como o futebol.

Venho reparando dentro e fora de campo a "necessidade" em querer igualar o estilo de jogo europeu e até mesmo de torcer. Isso é totalmente incompreensível se pensarmos que somos o futebol pentacampeão do mundo e maior produtor de craques disparadamente no cenário mundial da bola. Creio que nossa queda de rendimento não se deve ao nosso futebol "ultrapassado" mas sim as tentativas falhas de copiar os dogmas futebolísticos do velho continente.

Infelizmente isso não se limita dentro das 4 linhas, os torcedores estão pegando um pouco da forma de torcer de alguns lugares da europa. Estamos tendo uma elitização forte no nosso futebol, o esporte que sempre foi de todos já não é mais tao acessível a todos os públicos. É só pegar um video do Maracanã a 15 atrás e ve-lo agora. São raros os personagens na arquibancada, no Maraca antigo tinham vários personagens ilustres que davam um charme especialíssimo aos nossos campeonatos.

E o espetáculo cada vez mais perde a magia

Tomemos cuidado com essa europeização. Podemos tirar bons exemplos, cimo gramado de qualidade, organização, punir torcedores ao invés de punir somente o clube por crimes cometidos dentro do estádio (sim, não é porque foi dentro de um estádio que você deixou de cometer um crime, independente o qual.) e principalmente não copiar dos outros o que temos de nosso, isso ele fazem muito bem. Então se quisermos copia-los, que copiemos essa filosofia...

Texto de Raphael Felice Motta
Compartilhar: Plus