Gigante sem Copa


Certamente a maioria dos fãs de futebol já se perguntou o porquê da seleção que já teve Cruyff, van Basten, Rikjaard e tantos outros ícones do futebol nunca ter levantado uma taça de Copa do Mundo, e quanto tempo mais isso pode demorar? Aqui está um raio x completo sobre a laranja mecânica e uma pequena prévia do que podem ser os próximos anos da laranja.

Anos 1930: Durante os primeiros anos de copa, a Holanda não tinha visibilidade no cenário do futebol. Não disputou a primeira copa e em 34 e 38 , foi eliminada no primeiro jogo, por Suíça (3-2) e Tchecoslováquia (3-0), respectivamente. Uma curiosidade, o primeiro tento da Holanda em copas foi marcado por Kick Smit.

 Anos 1950 e 1960: A Holanda não participou de copas neste período, nem mesmo as Eurocopas de 1960 e 1964, época horrível onde o futebol holandês não tinha a força que historicamente apresenta.

1970: Mesmo com uma boa seleção e fortes times no cenário nacional, a Holanda novamente ficou fora do mundial. Foi eliminada nas eliminatórias em um grupo com Bulgária, Polônia e Luxemburgo.

1974: Depois que Rinus Michels assumiu a Holanda, a até então inexpressiva seleção, se transformou na Laranja Mecânica encantando o mundo com um 3-4-3 e uma filosofía de jogo de encher os olhos, comandados por Cruyff o carrossel holandês, que inovou o futebol taticamente, acabou cedendo apenas para a Alemanha Ocidental de Beckenbauer e Gerd Müller, perdendo de 2x1 na final, única derrota na competição.
A Holanda de Cruyff encantou o mundo, mas ficou no quase
1978: Sem Cruyff, e com problemas, a Holanda jogou suas fichas no ótimo jogador Rensenbrink. Passou pela primeira fase no sufoco, se recuperou nas fases seguintes apresentando um futebol convincente e perdeu a final para a anfitriã Argentina de Mario Kempes e Daniel Passarella por 3x1 na prorrogação.

1982 e 1986: A Holanda novamente amargava momentos ruins. Sequer se classificou para as copas de 1982 e 1986, parando nas eliminatórias.

1990: Embalados pelo histórico título da Eurocopa a Holanda de Gullit, Rikjaard e van Basten, comandados pela lenda Rinus Michels, chegava como uma das seleções favoritas, mas apresentou um futebol muito inferior ao esperado. O que resultou numa eliminação precoce ainda nas oitavas, contra a futura campeã daquele ano, a Alemanha Ocidental.

1994: Novamente a Holanda tinha um ótimo time e apresentou um bom futebol, porém caiu nas quartas contra o Brasil de Romário, em um jogo disputado e com o emblemático gol de falta anotado por Branco. A seleção canarinha terminaria campeã daquela copa.

1998: Outro time que jogou como nunca e perdeu como sempre. A Holanda de 98 protagonizou grandes jogos, a vitória contra a Iuguslávia nas oitavas por 2-1 foi emocionante. Depois, nas quartas de final em um jogo histórico com Expulsão de Ariel Ortega e golaço de Dennis Bergkamp a Holanda passou pela Argentina, 2-1 novamente. Mas a boa seleção seria eliminada novamente pelo Brasil, dessa vez de Ronaldo, em outro jogaço, decidido nos pênaltis. Quem não se lembra da narração de Galvão no pênalti de Phillip Cocu?
A histórica defesa

2002: Mesmo com uma ótima geração, com jogadores como Seedorf, Davids e van der Sar a Holanda não se classificou para a copa por 2 pontos nas eliminatórias. Se aquela seleção fosse para copa e jogasse o que sabia, talvez nem fizéssemos esse texto.

2006: Após terminar as eliminatórias invicta, a renovada Holanda chegou bem a copa. Com uma boa nova geração de Sneijder e Robben, se classificou num grupo que era tido como o grupo da morte, enfrentando Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim e Argentina. Nas oitavas, a seleção laranja acabou eliminada pela seleção de Portugal, comandada por Felipão e que tinha Figo e Cristiano Ronaldo como destaques. Todos lembram desse jogo pela violência e pelo número de cartões, um recorde até hoje.

2010: A Holanda vinha embalada de uma boa Eurocopa em 2008, onde acabou eliminada pela Rússia de Arshavin. Apresentou um ótimo futebol, eliminando Eslováquia, Brasil e Uruguai, nas fases eliminatórias, os laranjas comandados pelos carecas Sneijder e Robben acabaram sendo sendo vices de novo, perdendo para a Espanha por 1-0, com gol do craque Andrés Iniesta na prorrogação.
Robben teve a chance de tirar uma nação da fila

2014: A Holanda veio ao Brasil com uma mescla de jovens talentos e de alguns que ficaram no quase na África do Sul. Orquestrada por Arjen Robben, a seleção de van Gaal foi muito bem no Brasil. Goleou a até então atual campeã Espanha por 5-1, mas foi eliminada pela sua algoz de 78, a Argentina, nas semi finais depois de disputa de pênaltis. A Holanda ainda conquistou o terceiro lugar após bater o pífio Brasil de Felipão por 3-0 e utilizar todos os jogadores convocados pelo técnico Louis van Gaal.

Um futuro promissor: Apesar da grande chance de ficar fora das eliminatórias,a Holanda segue como um país de "produção" de jogadores. Apesar de pequeno, o país segue produzindo futuros talentos e a seleção deve se aproveitar muito disso. Wijnaldum, Clasie, Veltman, De Vrij, Blind, Indi, e outros bons jogadores devem ser orquestrados pelo grande Memphis Depay, que sem dúvida figura entre os prováveis grandes jogadores dos próximos anos.

Devemos ver uma boa geração em breve, e quem sabe a Holanda com alguns jogadores mais experientes aliados a esses talentos possa nos surpreender em breve e sair da fila.
O futuro laranja parece promissor

Compartilhar: Plus