O Brasil que deu certo?


Há um pouco mais de um ano, nas vésperas da copa do mundo, o ex-treinador e então coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, deu uma entrevista na qual elogiava a organização da Confederação Brasileira de Futebol. 

Em sua fala, ele disse que a CBF era um exemplo para o Brasil e chegou a afirmar que a própria CBF era "o Brasil que deu, que dá certo". Essa entrevista foi apenas uma entre as muitas que o coordenador concedeu, e em todas elas a empolgação em relação ao futebol brasileiro era evidente.

Pois bem, o tempo passou e o que se viu durante e após a copa do mundo foi algo bem diferente do que Parreira afirmava. O primeiro choque de realidade foi evidentemente o vergonhoso 7 x 1 da Alemanha, contudo, as lambanças do "Brasil que deu certo" não pararam por ai.

Pondo de lado a seleção brasileira por um momento, e analisando a entidade CBF, o que todos puderam notar é que a tão falada organização  citada por Parreira era uma mera cortina de fumaça. 
O enorme otimismo de Parreira se torna cada vez mais utópico

Não que a CBF gozasse de prestígio com a grande parte dos interessados por futebol no país, contudo, o "bom momento" vivido pela seleção brasileira após a conquista da copa das confederações servia de escudo para a alta cupula da entidade. Escudo esse que se partiu após o 7 x 1 e que deixou os " poderosos" do futebol brasileiro expostos a fortes criticas da opinião pública.

Até ai tudo bem. A opinião pública nunca teve lá grande importância dentro da CBF. É notório que o esporte "mais democrático do mundo", ironicamente, é controlado por uma espécie de ditadura. 

No entanto, novos problemas viriam a surgir, e esses não poderiam ser ignorados por certos "senhores" do futebol brasileiro.

A noticia que abalou o mundo do futebol esse ano veio direto da Suiça. Ao todo, 7 dirigentes da Fifa foram presos em Zurique sob acusações de corrupção e entre eles estava o então Vice-presidente da  CBF, José Maria Marin. 
Isso passa longe de ter dado certo

A partir desse momento, algo de muito singular aconteceu! O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (que segundo jornais, também está sendo investigado pela justiça dos EUA) decidiu simplesmente abandonar a seleção em seus jogos fora do Brasil. Muitos afirmam que ele teme ser preso caso pise em território estrangeiro e por conta disso não está viajando mais para fora do país.

Esses últimos acontecimentos ainda não surtiram um grande efeito, no que se diz respeito a mudança de comando dentro da confederação que controla o futebol nacional, por ainda serem muito recentes.

Contudo, os mesmos escancaram a real face dos "lideres" do futebol brasileiro e provam que, ao contrário do que o senhor Carlos Alberto Parreira afirmou, a CBF é hoje a representação de tudo que NÃO deu certo no Brasil.
Compartilhar: Plus