ORIENTE- SE - Um guia sobre o Futebol Norte Coreano


Sabe-se muito pouco sobre o futebol da República Popular Democrática da Coréia; isto é fato. As informações que saem do país normalmente não são tão informativas como estamos acostumados por parte de outras mídias internacionais, mas vamos neste guia esclarecer o máximo possível.

Para começar a falar do futebol norte coreano é preciso antes conhecer um passado surpreendente ao mundo e vitorioso nacionalmente.
Ano de 1966, na Inglaterra, quando a melhor geração do país mostrou sua força diante do Mundo chegando até as quartas de finais daquela edição da Copa do Mundo.

Os destaques da até então desconhecida equipe eram Pak Doo-ik e Pak Seung-zin, porém tinham uma equipe bastante coletiva, buscando sempre o melhor em prol de uma vitória.

Depois de três anos de guerra e com uma classificação incontestável nas Eliminatórias Asiáticas os norte-coreanos queriam provar ao Mundo que unidos poderiam ir longe e logo na estréia tinham pela frente uma das potências da época: a União Soviética. Este seu principal aliado político agora adversário dentro de campo e ainda inexperientes em torneios internacionais não conseguiram parar os soviéticos e perderam por 3x0.

Na segunda partida, enfrentado o Chile, conseguiram se impor mais no jogo e criar grandes jogadas ofensivas, porém só empataram por 1 x 1 com os sul americanos com gol de Pak Seung-Zin aos 43 da etapa final.


Mas sem dúvidas a atuação mais "perfeita" foi contra a Itália que vinha de um fiasco na Copa de 62 no Chile, caindo na primeira fase, mas que vinha com uma equipe de respeito à Inglaterra. Sem se preocupar com a força do adversário, os chollimas com seu jogo veloz com bons toques de bola e marcação forte deixaram os italianos chocados e o mundo surpreso; avançando assim para as quartas de finais com gol decisivo do lendário Pak Doo-ik, um dos melhores jogadores que já defendeu a seleção local.

Se contra os italianos eles fizeram a partida mais "perfeita", contra Portugal fizeram sua melhor partida: o futebol jogado naquele 23/07 em Liverpool foi superior ao jogado no jogo anterior, com o ataque super inspirado já venciam por 3 x 0 em 25 minutos, com gols de Pak Seung-Zin , Li Dong-Woon e Yang Seung-Kook, mas em dia ainda mais inspirado de Eusébio que marcou 4 vezes e virou o jogo para os portugueses, estes que avançaram. Porém a história chollima ficou.

Você deve estar se perguntando, afinal o que é chollima?

É um ser mitológico da cultura coreana que seria como um cavalo alado, sendo o termo adotado pela seleção devido a sua velocidade que faz com que pouco consigam os parar; como é dito nas lendas mitológica sobre o chollima.



Atualmente, depois de uma classificação histórica para a Copa do Mundo de 2010, com direito a 2 partidas contra seu vizinho do sul, e depois de uma pífia campanha em solo sul africano, os norte-coreanos voltam a sonhar com uma nova participação, desta vez em solo russo em 2018.

Seleção atual

Sob comando de Kim Chang-bok desde a péssima campanha na Copa da Ásia, os chollimas vivem bom momento e lideram o grupo H das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo, porém com apenas um jogo terão que vencer bem contra as Filipinas fora de casa já que o Uzbequistão tem 2 jogos para jogar ainda e se vencerem terminarão em primeiro lugar, e sendo assim, para passar os chollimas terão que ficar entre os melhores segundo colocados, mas a campanha até o momento permite ter otimismo.

Sem Jong Tae-se que não faz mais parte dos planos da Associação Norte Coreana, os destaques são o goleiro Ri Myong Guk , que depois da aposentadoria de Hong Yong-Jo da seleção é o capitão e evoluiu muito desde a Copa de 2010 se tornando um goleiro mais seguro, o atacante Pak Kwang Ryong grande promessa que ainda não rendeu tudo o que pode, já jogou no Basel, fez história ao entrar naquele histórico jogo de sua antiga equipe contra o Manchester United que os suiços levaram a melhor e eliminaram os ingleses, sendo o primeiro norte coreano à  jogar a Liga dos Campeões da Europa, e atualmente joga segunda divisão suiça no Biel-Bienne. Também podemos destacar o jovem atacante Jong Il-Gwan do Rimyongsu, que desde as seleções de base até a principal tem mostrado-se um goleador e com boa visão de jogo.

Campeonato Norte Coreano.

Antes de mais nada, deixo claro que o campeonato norte coreano sem dúvidas é o campeonato em todo o Mundo com menor número de informações, dificultando e tornando muito inviável qualquer tipo de análise precisa.
A fórmula do campeonato já foi mudada várias vezes assim como os nomes do torneio, deixando muitos interessados na competição bastante confusos.
Primeiro: Quais as equipes participaram do Campeonato na primeira divisão?
April 25 Sports Club (Nampho)
Amrokgang Sports Club (Pyongyang)
Bonghwasan Sports Club
Kigwancha Sports Club (Sinuiju)
Kyonggongop Sports Club
Maebong Sports Club
Mangyongbong Sports Club
Pyongyang City Sports Club (Pyongyang)
Rimyongsu Sports Club (Sariwon)
Ryongnamsan Sports Club
Sobaeksu Sports Club (Pyongyang)
Hwaebul

Segundo: Quando começa e quando termina e como funciona?

A primeira parte começa em fevereiro e vai até junho. A parte final vai até outubro.
Depois disso é realizada a Copa.
A primeira parte recebe o nome atualmente de Mangyongdae Prize Sports Games e a segunda de Sports Contest for Pochonbo Torch Prize (seus nomes foram passados para o inglês pela KCNA para melhor entendimento)
No futebol masculino, a liga é dividida em dois grupos: no grupo A tinha: April 25, Pyongyang City, Amnokgang, Ryongnamsan, Maebong e Kyonggongop
No grupo B tinha: Bonghwasan, Kigwancha, Hwaebul, Sobaeksu, Rimyongsu e Mangyongbong.


Com turno e returno as equipes se enfrentaram e os dois melhores de cada grupo avançaram para as semifinais.

Tanto no masculino como no feminino o April 25, o clube do exército do povo, levou a melhor aumentando seu número de ttítulos que já faz a equipe com a mais vitoriosa do país.

Masculino:
Nas semifinais o April 25 venceu o Wolmido por 2 x 0 e na final o Kigwancha por 5 x 1.

Feminino:

Nas semifinais venceram o Wolmido por 4 x 1 e na final o Pyongyang por 2 x 1.

Infelizmente ainda é muito pouco o que sabemos sobre a liga nacional, ficando muito limitados a raras informações que saem do país e de relatórios da KCNA que costumam ser bem curtos e não muito esclarecedores.

Compartilhar: Plus