Copa Libertadores 2016: o que esperar dos clubes brasileiros?



Está se aproximando a competição mais querida e amada de todo o continente sul-americano: a Copa Libertadores da América. E com ela vem as projeções, as ditas "empolgadas" das torcidas de diversos países e as apostas. Vai chegando mais um ano e nos perguntamos se nosso futebol vai conseguir quebrar a curta hegemonia argentina, que dura duas temporadas. Os clubes brasileiros até o momento são incógnitas, assim como alguns clubes argentinos como os gigantes Boca e River, que perderam alguns jogadores de qualidade para essa temporada. Qual clube brasileiro está mais preparado? O que esperar? Segue uma análise de nossos 5 representantes na Copa Libertadores 2016:

Sport Club Corinthians Paulista



Como é de costume em nosso futebol, sempre colocamos os atuais campeões nacionais como favoritos ao título da Copa Libertadores, certo? Pois não é o que está acontecendo com o campeão brasileiro. Tendo negociado Renato Augusto, o craque do campeonato, e o líder de assistências, Jadson, o Corinthians perdeu duas peças fundamentais para o esquema de jogo de Tite, fazendo com o que todos aqueles que admiravam o grande futebol da equipe fiquem com uma interrogação na cabeça para 2016. Dito como um elenco fragilizado em relação a última temporada, o timão ainda tem uma carta na manga: Tite. Melhor técnico em atividade no futebol brasileiro, consegue potencializar as individualidades dos jogadores, explorando a capacidade máxima dos atletas. Querem mais provas da competência do treinador nesse fator, do que no ano de 2015? Vimos um criticado Vagner Love se transformar em um dos artilheiros do Brasileirão, um contestado Jadson, cotado até pra ser negociado no primeiro semestre, se tornar um dos melhores jogadores da temporada no futebol brasileiro. Vimos Renato Augusto, contestado pela forma física e pelo futebol que vinha em baixa, se tornar o craque do campeonato. Temos outros exemplos importantes como os de Malcom, Felipe e até o próprio lateral Edílson. Portanto, é uma aposta muito arriscada dizer que o Corinthians vai fazer feio na Copa Libertadores, sendo que além de ter o técnico Tite, ainda conta com metade do time campeão nacional além da contratação de alguns reforços como os meias Marlone (ex-Sport), Giovanni Augusto (ex-Atlético Mineiro), Guilherme (ex-Antalyaspor-TUR), o atacante André (Sport) e o zagueiro Vilson (ex-Chapecoense). Não é o melhor time da competição, mas está muito longe de ser o pior. Não dá pra fazer muitas análises do alvinegro agora, precisamos esperar pra ver o que o Tite vai conseguir extrair dessa equipe e quem mais pode chegar. Mas, com sua sabedoria e competência, ele pode sim fazer com que o Corinthians tenha novamente um time muito competitivo, se transformando automaticamente em um forte candidato a conquista do título continental. O grupo do timão é composto por Cobresal (CHI), Cerro Porteño (PAR) e o vencedor entre Oriente Petrolero (BOL) e Santa Fé (COL). O alvinegro começa sua caminhada na competição no dia 17/02 às 21:45 contra o Cobresal em solo chileno.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Opinião torcedor: "Depois do título brasileiro, óbvio que a confiança prevalecia para a Libertadores 2016. Porém, como diz Tite, "A China nos ferrou". Somos uma completa incógnita por conta disso, e hoje, não temos time para brigar. Mas, a janela ainda está rolando e reforços vão chegar. Temos de manter o otimismo e acreditar em Adenor."
  • Qualificação elenco: 7
  • Expectativa de colocação final: Quartas-de-final
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clube Atlético Mineiro


Talvez iremos falar do brasileiro mais bem preparado para a disputa da Copa Libertadores dessa temporada. O Atlético Mineiro decidiu trocar o comandante na reta final do campeonato brasileiro, quando já não haviam mais chances matemáticas de erguer o caneco. Mas, conseguiu algo que o campeão brasileiro não conseguiu: a manutenção do elenco, que hoje é algo fundamental no futebol, a conservação do conjunto, os jogadores conhecem cada companheiro e já se projetam com a consciência da jogada que irá surgir. Porém, isso tudo poderia ser um pouco mudado ou até de certa forma desajustado com a contratação do uruguaio Diego Aguirre para o cargo de treinador do clube alvinegro. Algo que, em primeiro momento, é possível notar que não aconteceu. Com a velha qualidade ofensiva de sempre, o Galo mostra uma evolução importantíssima: o sistema defensivo. Com os reforços Hyuri, Erazo e Cazares, o Atlético tende a ficar ainda mais forte; com destaque para o jovem Cazares, muito bom jogador. A troca de posições e a imprevisibilidade das jogadas do Atlético Mineiro de Aguirre podem e vão o colocar como forte candidato ao título da Libertadores, onde começa sua trajetória contra o modesto e desconhecido Melgar (PER), em solo peruano. Embora seja um ambiente hostil, creio que o Atlético volte de lá com pelo menos um empate. Tendo também como adversários o Colo-Colo (CHI), que deu trabalho para o alvinegro na última Libertadores e o vencedor do confronto entre Independiente Del Valle (EQU) e Guarani (PAR), os mineiros devem liderar o grupo. 
O time está praticamente pronto, necessita de mais alguns ajustes, claro, porém, já mostra uma evolução e uma consistência de deixar qualquer torcedor empolgado. É um forte candidato ao título. Como dito anteriormente, o Galo dá a partida na competição contra o Melgar, dia 17/02 às 21:45 em solo peruano.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Opinião torcedor: "Eu espero uma boa campanha do Galo nessa primeira fase, ficando inclusive, na primeira colocação. Aguirre vem mostrando que acertou o sistema defensivo, que foi muito bem contra Schalke e Corinthians, diferente da temporada passada, onde o setor foi o principal fator de queda do time na campanha do Brasileirão. Acho que o Galo passa para a fase de oitavas-de-final sem maiores problemas."
  • Qualificação elenco: 8
  • Expectativa de colocação final: Semi-final
  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense



    Se em 2015 víamos o Grêmio começar o ano cercado de dúvidas e desconfiança, para a atual temporada o panorama é diferente. Renovar com Roger foi o grande reforço do ano e manter a base da equipe também. Por mais que obviamente faltem alguns reforços para elevar o patamar, a equipe já é forte, e com os nomes que chegaram, fica ainda mais consolidada como uma das melhores do país. No movimentado mercado brasileiro, o tricolor foi discreto e só perdeu nomes "previstos", como Galhardo e Erazo, que fizeram boa temporada, mas ainda assim não são daqueles jogadores extremamente confiáveis. Para o lugar do lateral direito, chegou o garoto Wallace, que pertence ao Chelsea. Ainda novo, tinha características predominantemente ofensivas na sua época de Fluminense, chegando a atuar de meia, porém, trabalhou muito na Europa e deve voltar com maturidade diferente. Excelente aposta. Para a zaga, a perda de "El Elegante" talvez nem seja sentida. Além de trazer um suplente para o equatoriano, o Grêmio buscou também um bom banco, coisa que faltou em 2015, quando víamos nomes contestados entrando, como o de Rafael Thyere, que ainda não convence. Chegaram para o setor dois defensores que se destacaram na última edição do Campeonato Brasileiro: Kadu, do Atlético Paranaense e Fred, do Goiás. Assim como Erazo, os recém-chegados não são excelentes jogadores, mas num esquema bem montado e com o ótimo Geromel do lado, podem render muito bem, obviamente. As manutenções de Geromel, Maicon e do treinador Roger podem ser considerados grandes trunfos do Grêmio para 2016. O tricolor vai firme em busca do tri. Talvez de todos os 5 brasileiros, é o menos cotado, porém o mais bem preparado para a competição continental. Mais preparado que o Corinthians e até mais preparado do que o próprio Atlético, que nesse início de trabalho do Diego Aguirre mostrou uma boa evolução. O tricolor gaúcho tem tudo pra fazer uma ótima Copa Libertadores. O grupo do Grêmio é composto também por Toluca (MEX), LDU (EQU) e o San Lorenzo (ARG), time esse que eliminou o tricolor da última libertadores em que o time brasileiro esteve presente. É um grupo bem complicado. Os gaúchos começam sua trajetória na competição continental contra o Toluca, dia 17/02 às 19:30 em solo mexicano.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Opinião torcedor: "Curti a ideia de manter a base do time (só não curti a falta de um zagueiro melhor). Apesar de termos um elenco não tão badalado, o time já tem uma base sólida que fez um ótimo 2015. Dá pra sonhar, mas sempre com os pés no chão."
  • Qualificação elenco: 6,0
  • Expectativa de colocação final: Quartas-de-final
  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sociedade Esportiva Palmeiras


    Vamos falar agora do time que de certa forma, surpreendeu o Brasil em 2015. O Palmeiras de Oswaldo de Oliveira não era um time lá assustador, mesmo assim mostrava suas qualidades, mesmo que timidamente. Com a chegada de Marcelo Oliveira, demitido do Cruzeiro, o verdão elevou seu patamar. Com vitórias convincentes e jogadores melhorando seus respectivos rendimentos, o Palmeiras passou a preocupar os adversário e logo passou a frequentar o grupo dos 4 primeiros no Campeonato Brasileiro. Porém, o time alviverde começou a cair de rendimento, e o treinador, refém do seu clássico 4-2-3-1 não sabia o que fazer. Empates e derrotas amargas dentro da Arena fizeram o torcedor perder a paciência e até pedir a cabeça do treinador, que não conseguia mais dar padrão de jogo a equipe. Porém, esse criticado time foi avançando na competição de mata-mata, e quando todos menos esperavam, estava lá na final. Jogando de uma forma feia, com uma insistência cansativa em bolas na área do adversário, zagueiros rebatedores e explorando a força física de seu bom atacante Barrios. Era bola no paraguaio, abertura nos ótimos pontas e cruzamento pra área; aquele típico jogo de copa. Esse foi o principal estilo de jogo do Palmeiras na Copa do Brasil, e surpreendentemente (ou não), deu certo. Diferente do time no Campeonato Brasileiro, que entrou em queda livre na competição e quase ficou fora até da primeira parte da tabela da competição. Enfrentando um ótimo time do Santos na final, o Palmeiras, copeiro que é, sagrou-se tri-campeão da Copa do Brasil. Com o ano terminando de forma vitoriosa para o time alviverde, as projeções para 2016 não poderiam ser diferentes, são das melhores. Com bons reforços como os jovens Erik e Rodrigo, ambos que vieram do Goiás e o bom volante Jean que veio do Fluminense, o time tende a ficar ainda mais competitivo. Palmeiras hoje tem no mínimo dois jogadores de qualidade por posição, um elenco muito qualificado, mas que sofre com a ausência de um legítimo camisa 10 organizador. A contestada zaga palmeirense tem nomes de respeito como os de  Vitor Hugo e do experiente Edu Dracena, que chegou pra botar ordem na cozinha. Leandro Almeida é opção rápida e tenta dar a volta por cima, Thiago Martins e Roger Carvalho, também recém contratado, correm por fora. As laterais estão bem servidas, na direita o capitão Lucas, mas os garotos Lucas Taylor e João Pedro fazem sombra e já mostraram ter muita qualidade. Na esquerda tem Zé Roberto, experiente com vigor de um garoto, Egídio que apesar de seus defeitos defensivos é um bom lateral e também o jovem Victor Luís. A volância do time alviverde é indiscutível, a queda de rendimento da equipe na temporada passada se atribuiu especificamente com as baixas de Gabriel e Arouca. Um time que tinha uma defesa muito sólida com Gabriel em campo, passou a ter o setor muito fragilizado. Espera-se mais do volante Thiago Santos e uma temporada promissora de Matheus Salles, tendo destaque por anular o Lucas Lima na final da Copa do Brasil em 2015. Com a manutenção de seus principais jogadores e toda a comissão técnica campeã, o Palestra vai firme para a disputa da Copa Libertadores e as expectativas são altas. No primeiro jogo do ano contra o Libertad(PAR), já vimos algumas mudanças como usar os balões sem direção apenas em último recurso. Recurso esse que era mais do que comum em 2015, muito utilizado e alvo de críticas de palmeirenses e demais fãs do futebol bem jogado. O palmeirense acredita que seu time pode ir longe, e ele deve acreditar, pois o time tem potencial e qualidade para melhorar ainda mais e chegar longe na competição. O grupo do alviverde é composto por Rosário Central (ARG), Nacional (URU) e o vencedor entre River (URU) e Universidad de Chile. Dado por muitos como o grupo da morte, o mais forte da competição. O Palmeiras começa sua caminhada contra um desses dois adversários que irão jogar a fase prévia, o jogo será longe de São Paulo.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Opinião torcedor: "Bom, na verdade uma coisa é certa, o Palmeiras investe para que busque coisas a mais. É o time que na minha opinião mais demonstra vontade de vencer, de ser campeão. Tem material humano pra isso, mas precisamos ver se tem bola. O Marcelo foi muito criticado por conta dos chutões, no amistoso no Uruguai vimos reduzir muito isso, o time tá buscando a bola no pé. Se o Marcelo souber consolidar o time com um padrão de jogo, o time é muito forte, tem peças de reposição em praticamente todos os setores fora o meio campo ofensivo. Se o Palmeiras apresentar o futebol que apresentou antes da lesão do Gabriel, pra mim, é candidatíssimo ao título da Libertadores"
  • Qualificação elenco: 8,5
  • Expectativa de colocação final: Quartas-de-final
  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    São Paulo Futebol Clube



    Falaremos agora da equipe que é o maior ponto de interrogação entre os clubes brasileiros. O São Paulo em 2015 teve um ano de crise interna, troca de gestão e inúmeros problemas. Só que dentro de campo, o time contou com sua força e também em partes com a incompetência dos adversários diretos, para chegar a Copa Libertadores desse ano. Com bons valores no elenco e também jogadores promissores, o São Paulo 2016 tenta se reconstruir. Com a contratação de Edgardo Bauza, que veio do San Lorenzo da Argentina, o tricolor espera uma equipe competitiva para a Copa Libertadores. Com a saída do bom atacante Alexandre Pato, o São Paulo foi em busca de um atacante de qualidade para integrar ao seu elenco e o argentino Calleri, do Boca Juniors, já desembarcou na capital paulista. Com a volta de Lugano o torcedor tricolor espera um ambiente mais sólido e aguerrido, com vontade de vencer. Coisa que faltou em 2015, tendo sofrido duras eliminações e derrotas amargas em clássicos. O torcedor tricolor espera recuperar aquele espírito "copeiro" que já não se vê no São Paulo faz algum tempo. Porém, precisamos ver o que o argentino Bauza será capaz de fazer, tendo em vista que treinadores estrangeiros não costumam vingar como se espera aqui no Brasil. Talvez não seja por total culpa dos profissionais e sim pela nossa cultura de querer o resultado positivo a qualquer custo. Bom, não temos muita coisa para dizer do SPFC, é um time que está se remodelando e só teremos uma visão quando la pelota corrir en la cancha. O clube também reforçou a lateral esquerda, com a aquisição do lateral Mena por empréstimo junto ao Cruzeiro. Setor esse muito criticado pela torcida, Reinaldo nunca caiu no gosto do torcedor tricolor. 
    Dentre os 5 clubes brasileiros na Libertadores, parece ser o que entra mais fragilizado para a competição, mas não que seja fraco. Se Bauza conseguir emplacar seu estilo de jogo na equipe do SP, o tricolor pode sim sonhar com o 4º título da competição continental. A equipe estréia mais cedo que os demais, enfrenta o Universidad Cesar Valejo do Peru pela fase preliminar da competição. O jogo de ida está marcado para dia 3/02 às 21:45 no Peru e o jogo de volta para dia 10/02 em São Paulo. Caso consiga a classificação o São Paulo irá ingressar no grupo composto pelo atual campeão River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Trujillanos (PER).
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Opinião torcedor: "Mesmo que o Lugano não jogue, vai exercer uma boa função de liderança. O Bauza pode transformar o São Paulo em um time competitivo e é isso que eu espero. Com Calleri chegando, Lugano, Centurión já no elenco estou esperando um time copeiro. Espero do Ganso o que foi em 2015, um jogador importante para a equipe, assim como Tiago Mendes, que terminou bem o ano. Michel Bastos tem tudo pra ser um dos caras do time tricolor. Acho que passaremos para a fase de grupos, e na fase de grupos acho que vamos passar dificuldades para se classificar para as oitavas-de-final como vem sendo nas últimas Libertadores que participamos, mas creio que iremos passar."
  • Qualificação elenco: 6,0
  • Expectativa de colocação final: Oitavas-de-final
  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    *Os dados de expectativa e qualificação de elenco foram levantados em uma mescla de pesquisa popular e análise da qualidade dos atletas.
    Compartilhar: Plus