O que houve brasil?


Nos útimos anos a Libertadores vinha sendo um campeonato brasileiro fora das terras tupiniquins, já que nos últimos anos, sempre tivemos representante do país da copa nas finais da competição, saindo por muitas vezes campeão. O principal motivo disso, foi o “boom” financeiro que o país sofreu, gerando então grandes investimentos, a vinda de jogadores já consagrados e a formação de super elencos, colocando assim um abismo enorme entre os times brasileiros e os demais clubes da América do Sul.


O Brasil estava dominando a América
Esse monopólio brasileiro no entanto, parece ter chego ao fim neste ano, quando Flamengo. Botafogo e Atlético-PR, caíram ainda na fase grupos, Grêmio e Atlético-MG nas oitavas, e ontem o Cruzeiro, caindo nas quartas e eliminando qualquer chance de título brasileiro na maior competição do continente.

Mas porque esta queda dos clubes brasileiros?
Bom, diversos motivos podem ser apontados como causadores dessa aproximação dos times da América do Sul com os clubes daqui.

A economia por exemplo, que antes era o maior motivo da incrível superioridade brasileira, hoje continua superior aos nosso vizinhos, mas não esta tão em alta quanto nos anos anteriores. Mesmo assim, nosso elencos são mais fortes e deviam ter rendido mais. Mesmo com essa queda na nossa economia interna, não vejo na economia o ponto principal para essa queda. Ao meu ver vivemos uma crise técnica, e para a maioria dos times, faltou planejamento.
Falarei um pouco de cada time isoladamente, para tentar retratar ou entender o que aconteceu com nosso clubes.

Começarei falando dos três piores clubes brasileiros na competição, que ficaram pelo caminho logo na fase de grupos. Ambos os times fizeram péssima campanha, e não por acaso. Faltou elenco e planejamento para os três. São eles: Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo.


Adriano não rendeu, assim como o time todo
O time paranaense era com certeza o mais fraco dos brasileiros, e apesar de vir de um ótimo brasileirão não gerava grande expectativa, ainda mais por não ter se reforçado, e ter demitido Mancini, grande responsável pela surpresa paranaense no ano passado. Poucos esperavam algo grandioso do CAP, mas passar de fase era o mínimo para o clube do Paraná. A base era a mesma, trouxe Adriano , mas o técnico Miguel Angel Portugal não conseguiu fazer o time jogar nem metade do que jogou ano passado.
Os times cariocas não foram muito diferentes, mantiveram a base, mas perderam grandes jogadores, e não contrataram muito para repor.


Botafogo e Flamengo representaram mal o Rio de Janeiro
O Flamengo até trouxe Alecsandro, Mugni e outros, mas não rendeu, e mais uma vez deu vexame na fase de grupos. (Leia mais em “Em um relacionamento sério com o fracasso na América”).
Enquanto o Botafogo errou principalmente na troca de técnicos e a falta de planejamento, para substituir jogadores que se destacaram no ano passado (Leia mais em "É sempre assim").

Passada a fase de grupos, os times brasileiros ainda não prometiam jogos excelentes, mas tinham potencial para ir mais longe, e ao meu ver, perderam acima de tudo para si mesmos.


Grêmio e Galo vacilaram, e cairam
Começando pelo Grêmio, o primeiro eliminado. O time gaucho fez excelente fase de grupos, e acabou com a melhor campanha da competição mesmo estando no temido grupo da morte. O time de Enderson até jogou para eliminar o San Lorenzo, mas pecou na finalização. Ali caia para mim o time que aparentava estar mais preparado para vencer esta competição. Perdeu para si mesmo, não desmerecendo o bom time do Papa.

O próximo brasileiro a cair foi justamente o atual campeão Atlético MG, que perdeu cuca, e não conseguiu jogar bola nesse ano. Elenco não falta para o galo, mas faltou consistência. Caiu porque não adianta ter elenco e não ter um time. Ronaldinho decaiu, e o time parecia sonolento em comparação ao do ano passado. 

O rival do galo,o Cruzeiro, fez um Libertadores de raça, não de técnica. O atual campeão brasileiro conseguiu uma classificação dramática na fase de grupos, onde apresentou futebol fraco e ficou totalmente dependente das bolas paradas. Nas oitavas passou na raça, sem fazer grandes jogos, e nas quartas a eliminação que tardou, veio, e justo para o San Lorenzo, que hoje é mais time que todos os brasileiros eliminados na libertadores. 
Decepção, a imagem doo futebol brasileiro na libertadores 2014

Bom, diversos podem ter sido os causadores dessa pífia campanha do nossos clubes, mas o que é evidente é essa pequena crise do futebol nacional. Economia, planejamento ou crescimento dos times adversários? Qual foi o problema?

Não tem como saber, só esperamos que ano que vem, voltemos a dominar o continente, e voltar os olhos da América para nosso país não só pela Copa do mundo.
Compartilhar: Plus